domingo, 27 de abril de 2014

                             
                                       Como diferenciar mono de dicotiledôneas?
Primeiro observemos, e analisemos as partes mais aparentes da planta, e que não são grandes os danos causados aos espécimes, devido às pequenas extrações; que são as folhas, o caule, as sementes e as flores.
Folhas e flores:
No caso das monocotiledôneas, as folha são invaginantes, ou seja, possuem bainha bem desenvolvida, além possuírem nervuras paralelas, portanto são paralelinérveas, mas não são portadoras de pecíolo. Suas flores são trímeras (observe a figura 1a e 1b). 
Já nas dicotiledôneas as folhas são pecioladas, portanto, não possuem bainha, o pecíolo é bem desenvolvido, e também possuem nervuras reticuladas. Suas flores são dímeras, tetrâmeras ou pentâmeras (observe a figura 2ª e 2b).
Caule e sementes:
Nas monocotiledôneas os caules não são bem desenvolvidos no quesito espessura (ex:bulbo,rizomas e colmos),com o feixe lenhoso fechado. Já suas sementes possuem apenas um cotilédone(daí o nome monocotiledôneas), sem reserva.
Já nas dicotiledôneas os caules apresentam um crescimento em espessura(ex:tronco), ou seja um eixo principal bem desenvolvido.Suas sementes apresentam dois cotilédones,com ou sem reserva. (observe a figura 3).

Imagens 1a ,2a,3(respectivamente da esquerda para a direita):
 
Folhas paralelinérveas - São comuns nas angiospermas monocotiledôneas. As nervuras se apresentam mais ou menos paralelas entre si.
 
Folhas reticuladas - Costumam ocorrer nas angiospermas dicotiledôneas. As nervuras se ramificam, formando uma espécie de rede.









                                                              Imagens 1b e 2b :
                               diferenças entre monocotiledóneas e dicotiledóneas 






As plantas parecem ser verdes porque refletem raios de luz verdes do sol.
A clorofila é um pigmento predominante da planta que absorve toda cor do espectro de cores, exceto o verde.Então as plantas refletem a luz verde, por isso é o que você vê.Quando as folhas mudam de cores no outono, elas estão perdendo a clorofila.Então, outros pigmentos são capazes de absorver todas as cores do espectro, exceto aquelas que eles refletem, como amarelo ou laranja.Finalmente, quando todos os pigmentos foram apagados, a folha é incapaz de absorver muitos raios de luz.Em vez disso, ele reflete a maioria delas ao mesmo tempo, parecendo marrom.

                                      Aluno:Vinícius Uchoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário