domingo, 27 de abril de 2014

Plantas e Raízes

O reino das plantas é constituído de organismos: pluricelulares, eucariontes, autótrofos fotossintetizantes.
É necessário definir outros critérios que possibilitem a classificação das plantas para organizá-las em grupos menos abrangentes que o reino.

Em geral, os cientistas consideram como critérios importantes:

  • a característica da planta ser vascular ou avascular, isto é, a presença ou não de vasos condutores de água e sais minerais (seiva bruta) e matéria orgânica (a seiva elaborada);
  • ter ou não estruturas reprodutoras (semente, fruto e flor) ou ausência delas.

As plantas são seres pluricelulares e eucariontes. Nesses aspectos elas são semelhantes aos animais e a muitos tipos de fungos; entretanto, têm uma característica que as distingue desses seres - são autotróficas.
As plantas, juntamente com outros seres fotossintetizantes, são produtoras de matéria orgânica que nutre a maioria dos seres vivos da Terra, atuando na base das cadeias alimentares. 


Ao fornecer o gás oxigênio ao ambiente, as plantas também contribuem para a manutenção da vida dos seres que, assim como elas próprias, utilizam esse gás na respiração. As plantas conquistaram quase todos os ambientes da superfície da Terra.

Angiospermas é o grupo de plantas mais numeroso, e mais comum na atualidade. São cerca de 235.000 especies que habitam em todos os tipo de ambientes  vão desde gramíneas à enormes arvores.
A principal característica das Angiospermas é a presença de flores e dos frutos, portanto são importantíssimas também, para os animais, seres humanos.
A flor é composta por três partes:


  • Pedúnculo: é a haste de sustentação que prende a flor ao caule
  • Receptáculo: prende os verticílios, e se localiza na extremidade do pedúnculo
  • Verticílios: é um conjunto de peças que formam o cálice, corola, androceu e gineceu.










Pimenta é o nome comum dado a várias plantas, seus frutos e condimentos deles obtidos, de sabor geralmente picante. Porém, este termo tem acepções diferentes nos vários países lusófonos.
No Brasil, o termo refere-se tanto às espécies de Capsicum como as de Piper e Pimenta. Já o termo pimento ou pimentão é utilizado para as variedades doces de Capsicum annuum, também designadas como pimentas-doces. As variedades de Piper nigrum são designadas por pimenta-do reino. O termo malagueta ou pimenta-malagueta é usado para variedades de Capsicum frutescens.

Aluna: Kaluane Viana

Nenhum comentário:

Postar um comentário