sábado, 26 de abril de 2014
Fatos e Curiosidades sobre as plantas
A alguns dias atrás, fomos ao viveiro paulista, onde vimos muitas plantas belas e atraentes,porem, algumas me chamaram mais atenção do que as outras, que vão ser as que eu irei catalogar.
Antúrio: Cientificamente chamado de Anthurium andraeanum,o antúrio é uma planta tipica da américa do sul e da colômbia, chama atenção um detalhe bem interessante nessa planta, que é o fato de algumas de suas folhas, serem modificadas para chamar a atenção de insetos, porem, a maioria das pessoas, pensa que aquilo é uma flor, as reais flores dos antúrios são os milhares de pontos amarelados que crescem na espiga central da inflorescência da planta. Agora falando dos cuidados dela, o solo para ela, deve ser rico em matéria orgânica, por ser uma planta equatorial, e também necessita de umidade constante, e ambiente não muito frio. Vale ressaltar também que o tipo de folha do antúrio tem características de ser uma codiforme.
Árvore da Felicidade: Cientificamente chamada de Polyscias guilfoylei, a Árvore da felicidade tem uma curiosidade também, ela não é uma árvore, Pois a partir de seu tamanho, ela não pode, nem ser uma árvore, e nem uma mini árvore, mas poderia ser chamada de arbusto. Embora seja uma planta que aprecia bastante luz solar, o sol demasiado queima suas folhas, que também não são muito resistentes a ventos fortes e secos. Outro fator a se observar é que embora se trate de um arbusto, é uma planta de porte consideravelmente grande e que precisa de bastante espaço para suas raízes crescerem. Suas folhas, em algumas espécies são Actinódromas e em outras Acródromas.
impatiens: Cientificamente chamada de Impatiens walleriana Hook F, a Impatiens tem uma curiosidade,que eu acho que não seja unica, porem é bem interessante, que é o fato, de que quando seus frutos estão maduros, eles são abertos ao toque, lançando as sementes contidas la dentro, longe. É uma planta de folhas com pecíolo levemente serrilhadas. É muito resistente em relação a temperatura, podendo ser cultivada no frio ou no calor, porem é um pouco frágil ao sol, por isso deve ser cultivada a meia sombra, se isso não ocorrer, o sol irá reduzir seu tamanho, e ela irá morrer em pouco tempo. Vale ressaltar que ela é uma planta muito indicada para o paisagismo em quase todos os tipos de jardim.
Buxinho: Não, essa planta não se chama assim por conta de ter um bucho, mas sim pelo fato de seu nome cientifico ser Buxus sempervirens, e também, ser uma planta de pequeno porte. Esse arbusto, não tem nada de muito especial, ele não "cospe" frutos, ele não tem falsas folhas, e também não tem a nomenclatura errada, porem, ele tem um detalhe que poucos tem, por conta de seus galhos próximos dando uma ideia de compacto, suas folhas pequenas e seu formato redondo, ele pode ser podado quase que em qualquer forma, sendo assim um arbusto muito comprado para parques e grandes jardins. As suas folhas em geral são Acródromas.
filodendro: Essa planta realmente não tem quase nada de especial, mas oque me chamou a atenção para ela, foi o fato de ser uma planta com um verde tão delicado, porem, podendo ser um pouco toxica, em alguns casos. Os cuidados com essa planta devem ser grandes já que ela é uma planta de clima tropical, porem não pode ser deixada por muito tempo exposta ao sol, por isso, ela na natureza, tem costume de se esconder de baixo das outras plantas, e o seu solo necessita de muita matéria orgânica e irrigação quase que diária. a sua folha em geral tem características de ser uma Acródroma.
Samambaia: Com nome cientifico de Nephrolepis exaltata, essa planta tem muitas curiosidades que lhe rodeiam, uma delas é de que é a planta mais vendida atualmente para decoração de interiores, ela deve ser posta em suspensão, e em lugares cobertos, como varandas, salas de estar e entre outros, e em geral são colocadas em vasos de xaxim, oque hoje em dia é um ato totalmente condenavél já que está trazendo a extinsão da espécie.(As samambaias que vemos hoje em dia não são naturais, mas sim, a consequência de uma melhora genética, feita em Boston, nos Estados Unidos, por isso, o seu nome é samambaia americana)
Mas, falando da vida e do cuidado da plantas, ela tem o ciclo de vida perene(longo) a sua folhagem tem aparência compacta, e são de cor verde, e tem característica fractal. Os cuidados para seu cultivo, é que ela deve ser mantida em meia sombra, são plantas que não gostam de frio intenso, porem podem sobreviver ao clima sub tropical, o clima deve ser bastante úmido e o vazo deve ser constantemente regado, e drenado também.
Ipê: Eu escolhi o Ipê como ultima parte, pois pra mim é a maior demonstração de mudança na natureza,pois enquanto ele é ainda uma muda, é normal e simples como qualquer outra, porem, quando cresce, se torna uma das árvores mais belas da natureza.
O ipê, principalmente, é conhecido por suas flores, que tem uma cor vivida e chamativa, e ficam isoladas nos galhos secos, deixando mais belo ainda. Existe muitas espécies de ipês, brancos,amarelos,roxos,rosas... e muitos outros, por isso não irei por o nome cientifico. Outra característica marcante do ipê é que sempre quando nasce as flores, caem todas as folhas dela, e quando chega a estação certa, todas as flores caem também, e fica vários galhos secos e sem vida, porem,dentro de alguns meses, ele volta a ter sua beleza, ano a pós ano. Sua madeira é bastante graciosa, é pesada, dura, de cerne acastanhado, muito boa para fazer instrumentos musicais.
o cultivo dele deve ser em sol intenso ou em meio sol, é preciso uma irrigação periódica, porem, não demasiada, no primeiro ano que foi plantado, depois disso, o ipê se torna uma árvore muito resistente a períodos de seca. O ipê-roxo, aprecia o calor, porem, suporta climas subtropicais.
Sua folha tem características de ser uma Acródroma.
Por:Vinícius Viana
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário